Tipos de Papel

Papel Couchê

Suas características básicas são: a lisura de suas folhas, a ótima qualidade de impressão e sua microporosidade, ou seja, quando a tinta é depositada permanece na superfície do papel, garantindo assim cores mais vivas no impresso. Esse papel é muito utilizado pelo mercado para fazer folders, flyers, catálogos, cartões de visita, folhetos, volantes, malas-diretas, cartazes, revistas, enfim, uma variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem um aspecto profissional em sua apresentação.
Pode ser encontrado com aspecto brilhante ou fosco.

Papel Offset

Assemelha-se ao papel sulfite, porém suas características técnicas são diferentes. Por ser macroporoso, esse papel absorve muito mais tintas, dando ao impresso um aspecto "lavado", sem vida. Sua vantagem é que podemos escrever e fazer anotações nesse papel. Seu preço é também uma vantagem, já que custa menos que os couchês. É um papel bastante versátil, utilizado em folhetos, volantes e principalmente em papelaria interna (envelopes, papel carta, blocos, etc.), mas não recomendado para impressos coloridos (cromias).

Papel Auto-Copiativo

Produzem cópias duplicadas sem a necessidade de se intercalar folhas de papel carbono.
As folhas utilizadas como primeira via (auto-copiativo CB), sofre a aplicação em seu verso, de uma tinta que contém produtos químicos reagentes e incolores dentro de microcápsulas. Em vias intermediárias (CFB) a frente e o verso sofrem a aplicação das microcápsulas. Já na última via (CF) as microcápsulas estão presentes somente na parte frontal do papel.

Papel Cartão

São papéis revestidos que tem como características a resistência. Possuem semi-brilho e são muito utilizados para embalagens, postais, displays, capas de livros, rótulos, etc. Geralmente os impressos nestes papéis utilizam acabamento especial (plastificação ou verniz U.V.) para dar maior brilho e aumentar a sua durabilidade.

Cartolina / Coloridos

Apresenta colorido na massa, boa lisura para impressão, controle colorimétrico e continuidade das cores. Suas aplicações são em trabalhos publicitários, papéis timbrados, envelopes, convites, catálogos, blocos, capas, folhetos, cartões de visita e mala-direta.

Reciclados

A utilização de papéis reciclados representa um compromisso com o meio ambiente e com a sociedade. São geralmente empregados em folders, folhetos, cartazes, convites, mala-diretas, sacolas, agendas, calendários e papelaria em geral.
 
São papéis produzidos com fibras recicladas, quer sejam de aparas pré-consumo (internas) ou pós-consumo (externas). Essas aparas, principalmente as externas, são submetidas a tratamentos que lhes confere um elevado grau de limpeza. Em geral, possuem cor natural, resultado das aparas utilizadas.
 
É sempre importante observar que a biodegradabilidade, o baixo impacto sobre o meio ambiente bem como a possibilidade de confeccionar impressos que valorizam sua marca, são os aspectos positivos explorados na utilização de papéis que preservam os recursos naturais.
 

Data: 06/08/2013

Voltar

12. 3941-3933

focusvale@focusvale.com.br

Focus Vale Gráfica Off-set e Digital

Todos os direitos reservados

Rua Joaquim Bráulio de Melo, 100 - Centro - São José dos Campos - SP

Desenvolvimento Web: Sites & Cia