Produção Gráfica
Observar algumas práticas simples ao preparar e gravar seus arquivos digitais para impressão pode lhe trazer grandes benefícios, como prazo de execução mais curto, ausência de erros e custos mais baixos.
Dentre os problemas que mais afetam um bom fluxo de trabalho estão a não inclusão dos arquivos das fontes e das imagens, programas de versão incompatível, formatos que não imprimem, etc.
Fornecer informações detalhadas, como nome e quantidade dos arquivos contidos e programas e plataformas utilizados, ajuda no encaminhamento correto da produção.
Eis algumas dicas para que tudo ocorra bem:
Softwares
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Utilize os programas indicados para o trabalho: Indesign, PageMaker ou QuarkXPress para diagramação de textos; Photoshop para fotografias; Illustrator ou Corel Draw para gráficos.
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Antes de enviar seu trabalho verifique se o programa e versão utilizados são compatíveis com os disponíveis com a Focus Vale.
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A melhor forma de entregar arquivos para impressão é o PDF.
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Programas de escritório como Word, Excel e PowerPoint devem ser evitados ao máximo em trabalhos gráficos profissionais.
Layout
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Simplifique seus arquivos. Evite usar gradientes, lentes, transparências, padrões, máscaras e paths (caminhos) complexos. Se usá-los, converse com a Focus Vale pra saber se será necessário rasterizar o arquivo antes de enviar.
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Elimine todos os objetos que estão fora da página e que não devem ser impressos.
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Apague todos os elementos que não devem aparecer no impresso. É interessante evitar usar uma caixa em branco para escondê-los.
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converse com a Focus Vale pra saber se é necessário colocar registros e marcas de corte no trabalho, configure o documento no formato de página correto e deixe que eles coloquem as marcas e registros se forem necessários.
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Evite mudar o tamanho das imagens nos programas de ilustração ou de layout, faça isso no próprio programa de edição de imagem (Photoshop).
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Não use espessura de fios Hairline, defina uma espessura de pelo menos 0,3pt em contornos.
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Sempre que um elemento for impresso até a borda do papel, ele deve ser sangrado. Isto é, o objeto deve ultrapassar a área da página (em pelo menos 3mm) para garantir que não apareçam filetes brancos depois do corte.
Imagens
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As imagens são as ilustrações e fotografias que aparecem no trabalho. Estas imagens podem estar incorporadas no documento ou apenas linkadas (vinculadas). Caso estejam vinculadas, os arquivos das imagens serão necessários para a impressão. Portanto, você deve enviá-los junto com o trabalho.
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As imagens devem estar no formato final (100%), pois alterações no formato alteram a resolução final.
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As imagens devem estar com resolução de 200dpi a 300dpi para impressão digital e offset. Algumas imagens podem ter resolução menor sem que seja notada perda de qualidade.
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Para impressões de grandes formatos, 150dpi de resolução no formato final são suficientes.
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Caso a resolução das imagens esteja muito acima da indicada, o tamanho do arquivo também ficará muito maior, dificultando a transferência e aumentando o tempo de processamento e impressão.
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Caso a resolução das imagens esteja baixa (72dpi, por exemplo) elas aparecerão serrilhadas na impressão, mesmo que este serrilhamento não esteja visível na tela.
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Evite usar copiar-e-colar para imagens, pois elas podem não imprimir corretamente. Exporte a imagem/fotografia para um arquivo (TIF, JPG ou EPS) no programa original e depois a importe no documento final.
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Ao gravar uma imagem no formato JPG a compressão pode diminuir a qualidade. O ideal é usar a qualidade mais alta na qual a perda de qualidade é imperceptível e o arquivo fica menor.
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Caso sejam usadas imagens EPS com textos, envie também as fontes usadas.
Cores
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Para impressão Digital e Grandes Formatos, as cores podem estar em CMYK, Pantone, ou RGB. O uso do CMYK é mais indicado pois nem todas as cores RGB e Pantone podem ser reproduzidas na impressão.
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Para impressão Offset, as cores devem estar em CMYK para impressão em policromia (quatro cores) ou em Pantone, para a impressão com cores especiais.
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As cores que aparecem no monitor não são idênticas às cores que serão impressas. Utilize a informação das tintas (30c 90m 5y 10k, por exemplo) para escolher as cores.
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para obter um preto bem escuro (calçado) trabalhe com: 40c 40m 40y 100k.
Textos
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Textos em negativo (em branco sobre fundo preto) devem estar com pelo menos 10pt.
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Ao utilizar preto sobre fundo colorido utilize overprint caso seja necessário, para evitar o trapping de cor.
Fontes
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As fontes são as diferentes letras usadas nos textos de um arquivo digital. Elas são necessárias para que a impressão seja feita com as mesmas tipologias utilizadas na criação do trabalho. Quando acontece a substituição das fontes o tamanho das linhas e dos parágrafos se altera, por isso sempre envie os arquivos das fontes utilizadas.
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Para copiar fontes no Windows, vá ao Painel de Controle e escolha a opção Fontes. Localize os arquivos das fontes utilizadas e copie-os com o trabalho que será enviado.
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O local padrão para a instalação de fontes Type 1 no Windows são as pastas: PSFONTS e PSFONTS / PFM.
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Para copiar fontes no Mac OS, abra a pasta System, depois abra a pasta Fonts. Localize os arquivos das fontes utilizadas e copie-os com o trabalho que será enviado.
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É importante lembrar que para fontes Type1 é necessário que sejam copiadas as fontes de tela e as fontes de impressão.
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Caso você utilize um aplicativo de gerenciamento de fontes, os arquivos das fontes podem ficar em outras pastas. Neste caso o próprio aplicativo informa a pasta onde estão as fontes.
Teste o arquivo
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Para garantir que nenhum problema ocorra, após copiar o arquivo para a mídia (pen drive, CD, DVD), tente abrir o arquivo diretamente da mídia, a fim de verificar se a cópia foi realizada com sucesso.
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Evite levar o arquivo a ser impresso junto com outros arquivos na mesma mídia. O ideal é que o arquivo seja enviado sozinho, apenas com os seus elementos (fontes, imagens).
Modelo
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Sempre que possível, envie um modelo do trabalho junto com o arquivo. Assim poderão comparar o arquivo com o modelo e corrigir pequenos problemas, o que agiliza a produção da prova.
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O modelo enviado deve ser a última versão do trabalho.
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O ideal é que o modelo esteja no formato final do trabalho (100% completo).
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Se o seu trabalho necessitar de algum acabamento especial (corte-e-vinco, dobra, etc.) é importante que você forneça uma boneca (modelo) do produto final.
Data: 06/08/2013
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